terça-feira, 11 de dezembro de 2018

21 ANOS DA RESERVA DO IRATAPURU


A Reserva de Desenvolvimento Sustentável (RDS) do Rio Iratapuru foi criada através da Lei Estadual nº  0392, de 11 de dezembro de 1997. Com uma área de 806.184 hectares, está localizada nos municípios de Laranjal do Jarí, Mazagão e Pedra Branca do Amapari, na região sudoeste do Estado. Apresenta clima quente-úmido, com temperatura média variando entre 28 e 30 graus celsius. O solo predominante é o latossolo amarelo e seu relevo é bastante acidentado. A sua vegetação predominante faz parte do domínio da floresta de  terra firme, com espécies de grande porte, de elevado valor econômico e rica em biodiversidade. Sua ocupação humana é estimada em 150 famílias, que vivem em seis comunidades localizadas no seu entorno e que desde o inicio do século passado, exploram e comercializam a castanha do Brasil no interior da reserva.

           
A Reserva é administrada pela Secretaria de Estado do Meio Ambiente, em parceria com um Conselho Gestor, composto por membros de instituições governamentais e por organizações que representam as comunidades usuárias da Reserva. Desde a sua implantação a Sema e o Conselho trabalham juntos em projetos como demarcação de sua área, realização do Diagnóstico Socioeconômico e do Zoneamento Ambiental.



            A partir do ano de 2000, a Sema vem acompanhando a execução de um projeto de ecoturismo para a reserva, como alternativa de geração de renda para as comunidades usuárias e como modelo de uso sustentável dos recursos naturais ali existentes.

           



Nenhum comentário:

Postar um comentário

MARABAIXO: MAIS RESPEITO À NOSSA CULTURA

Mestres Julião Rams e Raimundo Ladislau O Marabaixo atualmente é a maior expressão cultural do nosso Estado, e em especial de nossa c...