quarta-feira, 7 de fevereiro de 2018

ESCOLA RISALVA AMARAL, 4 ANOS FORMANDO E EDUCANDO NO AMAPÁ




PERFIL DA PATRONA:

          A professora RISALVA FREITAS DO AMARAL nasceu em 5 de abril de 1920,na cidade de São Benedito (Ceará), e faleceu em Macapá, em 13 de janeiro de 2010. Filha de Floro Rodrigues de Freitas e Odilha Aragão de Freitas. Iniciou seus estudos no Colégio das Irmãs Dorotéias e em 1934 foi transferida para a Escola Normal Justiniano de Serpa, depois Instituto de Educação do Ceará, formando-se em Normalista em 14 de dezembro de 1940, dedicando ao magistério toda sua vida.


Em 28 de fevereiro de 1953 chega a Macapá, acompanhando o marido, tenente Amaral, destacado pela Aeronáutica para coordenar a construção do campo de pouso do município de Amapá, onde iniciou sua vida no magistério. Em seguida, transfere-se para o Oiapoque, depois para Macapá, onde atuou na Educação durante 30 anos, sendo 28 na sala de aula e dois coordenando assuntos culturais.

            Em Macapá, as escolas onde lecionou foram: Alexandre Vaz Tavares, Escola Doméstica (hoje Santina Riolli, antes Ginásio Feminino de Macapá); Colégio Comercial do Amapá (hoje Escola Gabriel Café), Colégio Amapaense (por quase 10 anos), e Coaracy Nunes, aposentando-se em 1982, após trabalhar, por dois anos, com a professora Maria Inerine Pereira, no antigo Departamento de Ação Complementar da Secretaria de Estado da Educação.


Em 24 de abril de 2008,  lançou sua obra “Retalhos de uma Vida”, de poesia e prosa.

Nenhum comentário:

Postar um comentário

MARABAIXO: MAIS RESPEITO À NOSSA CULTURA

Mestres Julião Rams e Raimundo Ladislau O Marabaixo atualmente é a maior expressão cultural do nosso Estado, e em especial de nossa c...