quarta-feira, 5 de julho de 2017

PRESENÇA PROTESTANTE NO AMAPÁ



Os primeiros missionários a chegar em Macapá, com idéias protestantes, foram os pentecostalistas (Assembléia de Deus), em 1916. O movimento pentecostal começou no mundo em 1906, na Califórnia, com o pastor W. L. Seymour, que baseou-o sobre o dom das línguas, tendo como fundo histórico o acontecimento ocorrido entre os apóstolos (Pentecostes), eles passaram a falar línguas estranhas. O movimento espalhou-se por todas as principais cidades norte-americanas, gerando muitos adeptos.
1982 - Templo Central anterior da Assembléia de Deus

Em 1910, desembarcaram em Belém do Pará os primeiros missionários da nova religião: Daniel Berg e Gumar Vingreu, provenientes de Nova Yorque (EUA). Eles vieram da Igreja Batista e, como encontraram vários motivos bíblicos que não se enquadravam com a vida missionária que levavam, resolveram aderir ao novo movimento religioso.

No Amapá, coube a um boliviano de nome Clímaco Bueno Aza, convertido à nova religião em 1913, no interior do Pará, a trazer as idéias da Assembléia de Deus a Macapá. Ele chegou em 26 de junho, com malas cheias de bíblias, folhetos e evangelhos. Somente alguns dias depois a cidade tomou conhecimento da presença do evangelista.

O movimento em Macapá formou-se mediante muitas perseguições. Desde Clímaco chegou a Macapá, foi vítima de vários ataques, chegando mesmo até a uma decisão radical do vigário da cidade, então padre Júlio Maria de Lombaerde, a queimar os livros em praça pública, com a ajuda da polícia e convocação da população. Mas Clímaco não desanimou e persistiu.  Houve uma segunda viagem, desta vez com reforços e um salvo-conduto do chefe-de-polícia de Belém que, mediante o preceito constitucional da liberdade religiosa, conseguiu com melhor empenho desenvolver seu movimento aqui.


Em 1917 chega outro evangelista da Assembléia de Deus, de nome José de Matos, dando continuação ao trabalho de Aza. Assim, em 27 de junho de 1917 José de Matos funda a Assembléia de Deus em Macapá. Num sábado, 30 de junho, aconteceu “o primeiro batismo com o Espírito Santo”. Em 21 de agosto de 1958 foi consagrado novo templo, desta vez situado no centro da cidade, na Rua Tiradentes com Presidente Vargas.

Nenhum comentário:

Postar um comentário

MARABAIXO: MAIS RESPEITO À NOSSA CULTURA

Mestres Julião Rams e Raimundo Ladislau O Marabaixo atualmente é a maior expressão cultural do nosso Estado, e em especial de nossa c...