quinta-feira, 15 de novembro de 2018

INTENDÊNCIA DE MACAPÁ, O TERCEIRO MONUMENTO MAIS ANTIGO




          O antigo prédio é uma construção do final do século XIX. Foi inaugurado em 15 de novembro de 1895, na administração do intendente Coriolano Jucá, para funcionar a Intendência de Macapá. Com influência neoclássica, este estilo arquitetônico tornou-se de grande importância durante o período do Império, com afirmação na Independência.

           A partir de 1932, com troca das intendências pelo sistema de prefeituras, foi também sede da primeira prefeitura de Macapá, e posteriormente sede da secretaria de Obras Publicas, Segurança Pública e Defensoria Pública. Já abrigou o Museu Joaquim Caetano da Silva.Atualmente está em reformas para abrigar o Arquivo Público Estadual.

                No prédio da Intendência foi realizada a seção de instalação do Governo do Território Federal do Amapá, a 25 de janeiro de 1944. O governador Janary Nunes dividiu os espaços do nosso terceiro mais antigo monumento com os perfeitos Eliezer Levy, Odilardo Silva, Jacy Barata Jucá, José Serra e Silva, Edilson Borges de Oliveira, Claudomiro de Moraes e Heitor de Azevedo Picanço.

                Quando Janary passou a ocupar o prédio do Posto Médico e da Farmácia, erguidos onde hoje se encontra a Biblioteca Pública, os prefeitos ocuparam exclusivamente as dependências da Intendência. Em 1967, a Prefeitura instalou-se na Casa Maternal, atual Escola Estadual Emilio Médici. Desde 1969, a administração municipal encontra-se instalada no Palácio Laurindo Banha, na Avenida FAB, em frente à Primeira Igreja Batista de Macapá.

                A Intendência abrigou diversos órgãos públicos até ser destinada ao Museu Joaquim Caetano da Silva, em 16 de novembro de 1990. É patrimônio histórico, cultural e arquitetônico regional e volta a ser visitada como sede oficial de uma instituição que promove a valorização da identidade amapaense.

Nenhum comentário:

Postar um comentário

MARABAIXO: MAIS RESPEITO À NOSSA CULTURA

Mestres Julião Rams e Raimundo Ladislau O Marabaixo atualmente é a maior expressão cultural do nosso Estado, e em especial de nossa c...