quarta-feira, 10 de abril de 2019

Memória: ABRIGO SÃO JOSÉ



     O ABRIGO SÃO JOSÉ é uma Instituição filantrópica criada em 18 de março de 1965 por um grupo de mulheres voluntárias, que na época, perceberam a necessidade da construção de uma instituição para idosos.      Inicialmente a instituição atendia a todos os idosos, sozinhos ou que moravam em casa de filhos, que passavam necessidades ou não. A partir de 1969,em razão do aumento da população de velhinhos, começou a ser implantado um sistema de triagem, levando-se em conta a situação sócio-economica de cada um.

            Em 24 de abril de 1968 é inaugurada a Capela Santa Rita, pelo bispo prelado de Macapá dom José Maritano, e a assistência aos velhinhos passou a ser administrada por padres camilianos residentes no Hospital Escola São Camilo e São Luiz. A Casa-Abrigo, no momento de sua inauguração em 1965, tinha 28 velhinhos internos. Hoje (2005) a instituição funciona com profissionais nas áreas de administração, saúde e educação.


            Em 14 de março de 2002 o Abrigo são José é transformado em Centro de Referencia para Tratamento de Idosos, com um orçamento anual de R$ 500 mil.

            19 a 20 de janeiro de 2012. Qualificação, pela Sims[1], dos servidores da instituição.




[1] Sims – Secretaria de Estado da Inclusão e Mobilização Social.

Nenhum comentário:

Postar um comentário

MARABAIXO: MAIS RESPEITO À NOSSA CULTURA

Mestres Julião Rams e Raimundo Ladislau O Marabaixo atualmente é a maior expressão cultural do nosso Estado, e em especial de nossa c...